Pages

Tecnologia do Blogger.

Bioma - A ARTE DE EDUCAR


A ARTE DE EDUCAR


Posted: 30 Aug 2013 02:00 AM PDT


Bioma (de bios: clima; e onda: massa ou grupo) é um grande conjunto de ecossistemas interligados. Ecossistema, por sua vez, é um sistema ecológico onde existem vida e interação entre os seres vivos em um determinado espaço, podendo variar de tamanho, desde uma poça d'água até uma grande floresta.
De maneira geral, podemos dizer que os Biomas são grandes espaços geográficos que compartilham das mesmas características físicas, biológicas e climáticas, existindo um grande número de espécies de plantas e animais.
Geralmente, os biomas são definidos ou delimitados de acordo com a vegetação principal que os compõe. Por exemplo: o espaço ocupado pelas savanas é denominado como Bioma das Savanas. Em alguns casos, o bioma é delimitado obedecendo a outros critérios, como o clima, os tipos de solos, entre outros. Por exemplo: Floresta Tropical Úmida e Floresta Tropical Seca.
Existem no mundo vários tipos diferentes de biomas terrestres, alguns deles são:
1. Florestas tropicais úmidas;
2. Florestas tropicais secas;
3 Tundras;
4. Floresta das Coníferas;
5. Florestas temperadas;
6.  Bioma do mediterrâneo;
7. Desertos;
8. Savanas;
9. Prados temperados;
10. Chaparral;
11. Montanhas.
Esses biomas podem englobar outros biomas menores que fazem parte deles. No Brasil, por exemplo, o bioma Cerrado faz parte do bioma das Savanas; o Bioma da Amazônia faz parte da Floresta Tropical e assim sucessivamente.
Além dos biomas terrestres, existem também os biomas aquáticos, como as Zonas Aquáticas, a Plataforma Continental, os Recifes e outros.
Estudar as características dos biomas é importante no sentido de compreender a sua importância para a manutenção da vida na Terra, pois eles oferecem condições para a manutenção da vida, além de interferirem na dinâmica climática tanto a nível local quanto a nível global.

Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia
Posted: 30 Aug 2013 02:00 AM PDT
Adaptações dos caules
As adaptações caulinares podem ser classificadas em espinhos, gavinhas e cladódios
caule é uma estrutura muito importante para o vegetal, pois, além de ser a estrutura onde folhas e raízes estão inseridas, promove a troca de substâncias orgânicas entre esses órgãos.
Algumas espécies de vegetais, ao longo de sua evolução, tiveram que se adaptar aos locais onde viviam para que conseguissem sobreviver e algumas dessas adaptações ocorreram em seus caules.
Os espinhos são uma das adaptações de algumas plantas. Eles são estruturas curtas, muito resistentes e de ponta bem afiada, que servem para proteger a planta, afastando animais que poderiam estragá-la. É importante lembrar que os espinhos encontrados nas roseiras, paineiras, entre outras, são chamados de acúleos e não são caules, mas formações epidérmicas da planta que não possuem nenhum tipo de vaso condutor de seiva. Os acúleos não têm posição definida no caule, enquanto que os espinhos se formam na axila da folha. Podemos encontrar os espinhos em plantas como limoeiros laranjeiras.
Os espinhos têm função de proteger a planta contra predadores
Outra adaptação que podemos ver em algumas plantas são chamadas degavinhas, que podem ser encontradas em plantas trepadeiras. As gavinhascrescem inicialmente em linha reta e, ao encontrarem um suporte, elas se enrolam, fixando-se. Essas adaptações podem ser encontradas em plantas como chuchumaracujá, videiras, etc.
As gavinhas se enrolam em qualquer suporte que encontram
Além dos espinhos e das gavinhas, alguns vegetais apresentam uma adaptação chamada de cladódios. Os cladódios são encontrados em plantas que perderam suas folhas durante sua evolução, com o objetivo de evitar a perda de água para o ambiente, principalmente em regiões que têm o clima muito seco. Por possuir cladódios ao invés de folhas, o vegetal consegue economizar a água que seria perdida por evaporação. Os cladódios são caules que se parecem com folhas e comumente são verdes e achatados. Geralmente suas folhas são transformadas em espinhos, como nos cactos.
Em algumas espécies de plantas os cladódios armazenam água

Por Paula Louredo
Graduada em Biologia
Posted: 30 Aug 2013 02:00 AM PDT

Sistema digestório
Aquilo que comemos passará pelo processo de digestão.
O corpo humano possui diferentes órgãos internos, cada um com uma função. Isso permite com que nosso organismo funcione corretamente.O sistema digestório é composto por vários desses órgãos. Ele é responsável pelatransformação dos alimentos que ingerimos em substâncias bem pequenas, fazendo com que seus nutrientes sejam levados pelo sangue a todo o nosso corpo. Depois disso, o que não tem utilidade para o organismo é eliminado pelas fezes

A esse processo, damos o nome de digestão. Graças a ela, temos energia para brincarmos, estudarmos, enfim, para fazermos as nossas atividades diárias.

Os órgãos que compõem o sistema digestório são: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus.A digestão se inicia quando colocamos o alimento na boca. A produção de saliva é estimulada, e os dentes e a língua trabalham para triturá-lo e umedecê-lo. Após este momento, ele é engolido, passando pela faringe e pelo esôfago e, depois, para o estômago.


O estômago é o local para onde o bolo alimentar se direciona. Ele se junta ao suco gástrico, que é uma substância encontrada ali, e que auxilia na transformação do bolo alimentar em pedaços ainda menores. Depois disso, ele passa a ser chamado de quimo.

À medida que os alimentos chegam, o estômago vai se dilatando. Normalmente, ele consegue acomodar até dois litros de alimentos, mas isso varia de pessoa para pessoa.Alguns nutrientes já são aproveitados pelo corpo, sendo levados pelo sangue para as células.Depois do estômago, o quimo vai para o intestino delgadoLá, ele é misturado ao suco pancreático (feito no pâncreas), à bile (vinda do fígado) e ao suco entérico, do próprio intestino. Ali, outros nutrientes são aproveitados e, ao final do processo, o quimo passa a se chamar quilo.

O quilo segue para o intestino grosso. Lá, água e sais minerais são aproveitados. O restante passa a se chamar fezes, e é eliminado para fora do corpo, pelo ânus.Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental
Equipe Escola Kids

0 comentários:

Postar um comentário

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...