Pages

Tecnologia do Blogger.

FICHAS ALFABÉTICAS - vogais - A ARTE DE EDUCAR


A ARTE DE EDUCAR


Posted: 29 Aug 2013 05:01 AM PDT





Posted: 29 Aug 2013 02:00 AM PDT

Animais endotérmicos e animais ectotérmicos


Os ursos são exemplos de animais endotérmicos e os lagartos são exemplos de animais ectotérmicos
Você provavelmente já deve ter ouvido falar em animais de sangue quente e animais de sangue frio. E animais endotérmicos e animais ectotérmicos, já ouviu falar? Você sabe a diferença entre eles? Vamos aprender?
No período em que os animais começaram a ser classificados, eles foram divididos emanimais de sangue quente e animais de sangue frio. No grupo dos animais de sangue quente estavam presentes as aves e os mamíferos, já no grupo dos animais de sangue frio estavam presentes os répteisanfíbios, a maioria dos peixes e osanimais invertebrados. Hoje em dia o termo animais de sangue quente foi substituído por animais endotérmicos e o termo animais de sangue frio substituído poranimais ectotérmicos. Então agora dizemos que as aves e os mamíferos são animais endotérmicos, e os répteis, anfíbios, alguns peixes e invertebrados são animais ectotérmicos.
endotermia e a ectotermia são mecanismos adotados pelos animais para controlar a temperatura corporal, o que chamamos de mecanismos termorreguladores. Os animais endotérmicos elevam a temperatura corporal e a mantêm constante a partir demecanismos internos, ou seja, o próprio metabolismo do animal consegue controlar a sua temperatura. Já os animais ectotérmicos não são capazes de regular a temperatura corporal com mecanismos internos, então eles precisam de fontes externas de calorpara elevar e manter a sua temperatura corporal constante. Esses animais obtêm calor domeio ambiente (meio externo), geralmente com a exposição ao sol ou em contato com superfícies quentes, como rochas.
Por isso os mamíferos podem ficar longos períodos sem se expor ao sol. Já os répteis e os anfíbios, por exemplo, não podem. Da mesma forma, você já ouviu falar de répteis vivendo em regiões bem frias como a Antártida? Provavelmente não, pois eles são incapazes de sobreviver nesses ambientes, já que eles precisam de fontes externas de calor e a sua temperatura corporal varia de acordo com o meio ambiente (meio externo). Contudo, aves e mamíferos são encontrados em regiões frias, pois não dependem de fontes externas de calor para controlarem sua temperatura corporal.
Provavelmente você já deve ter visto algum lagarto, cobra ou jacaré, mesmo que em filme ou documentário, "tomando sol", certo? Agora podemos entender a razão.
Os répteis precisam de fontes externas de calor para elevar sua temperatura corporal, por isso é comum vermos esses animais expostos ao sol

Os répteis precisam de fontes externas de calor para elevar sua temperatura corporal, por isso é comum vermos esses animais expostos ao sol

Sabendo disso, podemos entender por que os répteis não são encontrados em regiões muito frias. As baixas temperaturas não permitem a sobrevivência destes animais, já que eles precisam de fontes externas de calor e também porque a temperatura de seus corpos varia de acordo com o ambiente. Já os mamíferos e as aves, que apresentam mecanismos internos de controle da temperatura corporal, podem ser encontrados em regiões frias.

Por Flávia Figueiredo
Graduada em Biologia
Posted: 29 Aug 2013 02:00 AM PDT








Posted: 28 Aug 2013 03:37 PM PDT

0 comentários:

Postar um comentário

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...